Dezembro 18

Nossa Senhora do Ó

A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

About The Event

Dezembro 18, 2023
12:00 am - 11:59 pm

A Festa de Nossa Senhora do Ó é uma devoção Mariana, instituída no Século VI pelo X Concílio de Toledo e é conhecida na liturgia pelo nome de «Expectação do Parto de Nossa Senhora».
O nome de Senhora do Ó advém do facto de, as antífonas maiores, de 18 de Dezembro à véspera de Natal, começarem sempre pela interjeição exclamática «Ó». Simboliza a gravidez da Virgem Maria: «no avultado ventre sagrado se reconhecem as esperanças do parto».
Em Portugal o culto a Nossa Senhora do Ó ter-se-ia iniciado em Torres Novas, em Santa Maria do Castelo, pela veneração de uma imagem, sita na Capela-Mor da Igreja Matriz e conhecida à época de D. Afonso Henriques por Nossa Senhora de Almondano, no tempo de D. Sancho I por Nossa Senhora de Alcáçova, e a partir de 1212 por Nossa Senhora do Ó; é Padroeira de 16 freguesias.
A devoção à Nossa Senhora do Ó procura, sobretudo, «celebrar a vida».
Assim como Nossa Senhora, na expectativa do nascimento do Salvador, roguemos «Ó! Senhor, vinde logo».

Numa época como a nossa, o direito à vida está profundamente ameaçado. Discute-se se o bebé que, no ventre materno aguarda o dia do seu nascimento, é ou não um ser humano. Exige-se a liberalização do aborto, sem respeito algum pelo mais indefeso dos bebés – o que não nasceu.

Urge, assim, defender aquele direito primeiro do ser humano: o direito à vida! E podemos fazê-lo pela oração e pela acção. Esta “Novena breve a Nossa Senhora do Ó” é um convite a orarmos por todos os bebés que ainda não nasceram, com Maria, que expectante, aguardou o nascimento do Seu Filho durante nove meses como qualquer outra mulher.

Nossa Senhora da Expectação ou do Ó é invocação muito antiga que queremos recuperar neste momento da história da humanidade promovendo a sua devoção. Maria soube acolher o dom da vida em Seu Filho único, Jesus Cristo. Assim, possamos nós saber acolher cada filho! Rezemos com Maria por todas as crianças que ainda não nasceram, por todas as mães que aguardam a sua chegada e por todos os pais que saibam ser dignos do dom da paternidade.

Que na festa da Expectação do Parto da Beatíssima Virgem Maria (18 de Dezembro) conhecida desde tempos imemoráveis como Nossa Senhora do Ó, sejamos capazes de ter a disponibilidade amorosa para acolher a vida nascente.

Share:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *