SOPA FRATERNA

"IRMÃOS DO CAMINHO"

O número real dos sem-abrigo em Portugal continental não é conhecido, embora se calcule que rondem os 3.000, só em Lisboa e no Porto.

Segundo um estudo inédito efetuado em 2006 pelo Instituto de Segurança Social (ISS), 75% das pessoas sem teto nestas duas cidades são portuguesas, na sua maioria homens, solteiros, em idade ativa (entre os 30 e os 59 anos) e com um nível de escolaridade baixo. Foi também apurado que a maior parte dos sem-abrigo do Porto têm menos de 39 anos e são toxicodependentes, ao passo que em Lisboa predominam os indivíduos com mais de 50 anos e com problemas de alcoolismo.

Perante este cenário constrangedor de pessoas como nós que, por um ou outro motivo, acabaram por ir viver para a rua, um grupo de amigos decidiu em 2001 contribuir com o seu grãozinho de areia para aliviar a fome destes nossos “Irmãos do Caminho” (pois ao sermos todos filhos de Deus, eles são nossos irmãos).

Assim, foi decidido cozinhar todos os sábados uma sopa bastante nutritiva, acompanhada por 1 carcaça por pessoa, e distribuí-la pelos pontos de Lisboa onde é costume encontrarem-se em maior número as pessoas sem-abrigo.

Lentamente, graças à incorporação de mais voluntários, esta distribuição de sopa aos “Irmãos do Caminho” foi crescendo e hoje já conseguimos oferecer a cada uma das 260 pessoas sem teto que nos esperam, 1 “couvette” contendo 750 ml. de sopa, 1 carcaça e fruta. Sempre que possível, é também distribuído 1 ovo cozido ou outro género similar.

Apoio a pessoas “Sem-Abrigo” e “Carenciadas”, com distribuição de alimentos, sendo sopa a base fixa dessas dádivas. Juntamente, distribuímos pão, fruta e bolos. Esta tarefa é efetuada em Lisboa e Oeiras.