BIOGRAFIA DO FREI FABIANO (1676 – 1747)
Em 8 de Fevereiro de 1676, no lugar de Soengas, freguesia de Portela do Couto, concelho de Vieira do Minho, nasce João Barbosa, filho de Gervásio Barbosa e de Senhorinha Gonçalves.
Pouco se sabe sobre os anos de infância e adolescência de João. Apenas que, sendo uma família pobre, era ele o pastor do pequeno rebanho de ovelhas do pai. Mais tarde, vai viver para a cidade do Porto, onde se estabelece comercialmente.
Com a febre do ouro no Brasil, decide arriscar a vida nessa colónia, com a esperança de em pouco tempo se tornar rico e voltar para Portugal.
Assim, meses depois, desembarca no Rio de Janeiro, seguindo logo para a região de Minas Gerais, onde adquiriu uma grande fortuna. Acaba por se mudar para Parati, na região do Rio de Janeiro, onde se volta a estabelecer.
Em meados de 1704 decide entrar para a Ordem Franciscana, fundada por S. Francisco de Assis. Para tal, faz doação de todos os seus consideráveis bens, dividindo-os em 3 partes iguais: para a família em Soengas, para instituições sociais e para os mais necessitados. Sentindo-se livre, apresenta-se na porta do Convento de S. Bernardino de Sena, em Angra dos Reis, onde, em 11 de Novembro de 1704, toma o hábito de franciscano e muda o nome para Fabiano de Cristo.